terça-feira, 5 de maio de 2009

Língua

Oie,
No Azerbaijão são falados dois idiomas: o russo e o azerbaijaini, que é falado por todos, enquanto que o pessoal que fala russo é mais " instruído" sabe. Mas no geral as pessoas falam as duas línguas. O azeri tambem é falado no Irã e em algumas regiões da Turquia, Geórgia e Iraque. Vcs. podem ver uma brechinha de azeri no video que postei no blog com a novela brasileira dublada.
Quero aprender a falar russo, ontem mesmo fui até uma escola e mandei email para uma professora. Estou ansiosa pra começar logo. Primeiro que acho que é muito mais útil, outro que acho impossível de chique colocar no currículo que tenho o idioma russo... hahahahhah !!!!
De forma geral não estamos tendo dificuldade, pois a maioria das pessoas falam inglês. O Azerba é uma grande reserva de petróleo e eles não tem a "petrobrás" deles. Quem faz a extração de petróleo é a BP (British Petrol) de Londres então a cidade é preparada par atender esse povo, em restaurantes, supermercados, etc... todo lugar que a gente vai tem um menu em ingles ou alguem que sabe falar.
Se bem que vou contar pra vcs. que mímica é tudo. Outro dia comprei demaquilante, algodao e uma pinça em uma farmácia com uma menina que só falava russo. Só mostrei pra ela o que eu queria fazer, mulher se entende em qualquer lugar do mundo nesse aspecto. Ou ela viu o tamanho da minha sombrancelha e resolveu me vender uma pinça, sei lá...rsrsrrs
Mas aconselho pra todo mundo morar pelo menos uma vez num lugar que a língua é totalmente diferente. Vai ser dificil acostumar quando voltarmos pro Brasil, já estou até vendo. A sensação de liberdade é demais !!!! Por exemplo no taxi vc. pode conversar o que quiser que o cidadão não entende nada, nos restaurantes e o melhor: no hotel de SP eu sempre tinha que manter a pose pra não queimar o filme do Má. Aqui nós podemos ficar no bar do hotel (fazendo pose claro) mas conversamos um monte de besteiras ou eu ficar repetindo 80 vezes : Ma vc. ta tao lindo, Ma eu te amo tanto, Ma blablabla..... (eu ainda quase nao gosto de conversa) que ninguem entende nada mesmo...hehehhehe... ADOREI !

Nenhum comentário:

Postar um comentário