sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mulheres

Salam,
Desde que fiquei sabendo que vinha para Baku, já fui logo informada sobre o Clube Internacional de Mulheres que existe por aqui e que todas as esposas do expatriados costumavam participar. Na verdade fiquei sabendo quando estava de férias em Londres e a esposa do cara que ocupava a mesma posição do Má aqui, me contou que ela era presidente do clube e tudo que a mulherada costumava fazer. Foi nesse momento que comecei a fugir do clube.
Pelo amor de Deus (nada contra que gosta), mas quem me conhece sabe que não existe a menor possibilidade de me ver pintando em uma aula de acrílico. Sabe também que se me ver em uma aula dessas, pode mandar internar que eu devo ter pirado de vez. Não sei, não adianta, não combina comigo. Certeza que não combina por ter trabalhado 12 anos em auditoria no mercado financeiro e principalmente com homens. Ou não. Tá bom, tá bom eu sei que é feio ser preconceituosa, mas eu simplesmente não imagino o que poderia conversar com elas, por exemplo.
Depois que cheguei aqui em Baku então um monte de gente ficava, “ vc. tem que conhecer o clube, é otimo” , bibibi bobobo, “ é bom para se manter ocupada”, bobobo.... mas peraí... quem disse que eu quero me ocupar ???? Hello !!! Eu passei 40% da minha vida tickando !!! Eu me permito estar de férias for a while.
Mas na 2a. Feira passada me rendi e fui até o clube. Isso pq vi na programação sobre o inicio das aulas de conversação – inglês / russo e entendo que essa atividade é uma das que eu poderia participar. Na verdade fiquei bastante empolgada.
Quando cheguei no clube - as reuniões são realizadas no Social Club da BP (British Petrol) - eu estava super apreensiva. Acho que a última vez que me lembro que tive essa sensação (de não saber onde colocar as mãos, sabe ? ) foi quando mudei de escola da 8a. Série para o colegial e fui para um lugar onde não conhecia ninguém. Depois do Derville eu já fiquei “ malaca “.
A reunião foi ótima e eu fiquei com dor na consciência total de ter sido tão preconceituosa antes. Todas me receberam super bem e foram demais comigo !!!! Adorei te-las conhecido.
O clube é formado por mulheres de todas as idades e nacionalidades. Como foi o primeiro dia, nós somente fizemos todas as apresentações e falamos um pouco sobre quanto tempo vamos ficar, quais os planos, o que cada uma tem feito da vida e o que esperávamos do curso. Muitas falaram de suas carreiras que tinham deixado nos seus países de origem. Mas o que mais me impressionou foram aquelas mulheres que não falaram de suas carreiras, mas aquelas que falaram de suas famílias com um brilho incrível no olhar. Aquelas mulheres que não se gabaram pelas suas posições, mas uma por exemplo, muçulmana que morou em oito países diferentes e que tinha feito um great job criando seus quatro filhos em diferentes culturas e falando um monte de idiomas. Percebi que essas mulheres são muito mais corajosas do que eu por exemplo, que sempre me enfiei num escritório 12 horas por dia na frente de um computador. Percebi também que posso aprender muito com elas sobre a cultura de seus países e até quanto a adaptação – afinal eu sou a única que morei somente em um país diferente, todas já moraram ao redor do mundo e têm muita história pra contar. Uma experiência rica e longe da reunião de tupperware que eu tinha imaginado. E que todas são simplesmente mulheres fortes em busca de seus sonhos !!! Um brinde a todas as mulheres !!!!
Cheers

Nenhum comentário:

Postar um comentário