terça-feira, 29 de setembro de 2009

É proibido fumar.....para mulheres

Ola,
Hoje aconteceu uma coisa na hora do almoço que não acreditei.....
(By the way amanhã baixo as fotinhos e coloco a indicação do café para quem estiver em Baku, muito bom o lugar !!!)
Estávamos eu e a Dalila sentadas na porta do café fumando um cigarro tranquilamente, quando uma menina parou na nossa frente e ficou balançando com a cabeça dizendo "não", com uma cara de reprovação total e fazendo aquele barulho zangada que eu colocaria aqui se soubesse como escreve-lo. Ficou inconformada e saiu andando na rua olhando pra trás e brigando com a gente e quase foi atingida por um carro ao atravessar..... meu Deus que perigo!
Essa não, hoje fui repreendida por uma menina com no máximo 10 anos de idade.
Mas eu sei qual é o motivo minha gente. Aqui no Azerbaijão as mulheres não podem fumar em público. Quer dizer, até podem, mas é no mínimo muito vulgar (falando sutilmente). Isso a minha cabeleireira já tinha me avisado, que ela acha um absurdo eu fumar dentro do salão.... Não pela saúde das outras pessoas presentes não fumantes, mas pelo fato de que se alguém abrir a porta para entrar, algum homem lá fora pode ver que eu estou fumando, já que o salão é minúsculo (por favor não pensem que sou mal educada, mas somente fumo num salão pequeno e fechado, quando vou ser atendida de manhã e só tem a gente no salão). Segundo ela, lugar de mulher fumar é no banheiro, escondida pra ninguém saber.
Pior que nem segundo ela coitada, segundo os costumes mesmo. Agora imaginem a situação, a fila do banheiro das mulheres sempre é demorada em qualquer lugar do mundo, imaginem aqui que as mulheres vão fumar nos banheiros nos restaurantes ? Sem contar o cheiro, "disgusting" até para eu que sou fumante.
Com relação a lugares públicos, por enquanto conheço somente dois lugares em que você não pode fumar: esse café que fomos hoje e o café da academia. O restante dos estabelecimentos todos são fumantes, não existem mesas separadas para não fumantes. O povo aqui fuma demais, em todos os lugares, é um costume bem típico do povo local. É vou falar pra vocês que aqui não é o melhor lugar para resolver parar de fumar, como eu tinha pensado.
Tá bom, tá bom eu sei que estou fazendo uma coisa errada e que deveria parar, mas quando parar vai ser pela minha saúde...... e acho péssimo quando estou fumando na rua e as pessoas ficam olhando, cochichando e apontando....ahhhhhhh
Ah e os homens podem fumar na rua ? Claro ....
beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário