segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

No casamento

Ola,

Então fomos no casamento em Sheki no final de semana. A festa foi muito parecida com o primeiro que fomos (vide post de 29/07/09) com uma montanha de comida, danças típicas, a noiva sem dar um sorriso sequer durante a festa toda, etc. Dessa vez o Ma perguntou o motivo e recebemos a seguinte resposta: se a mulher sorrir no dia do seu casamento pode passar a imagem de que estava desesperada pra casar, então ela faz cara de desprezo para ser mais valorizada. Aham.

Esse casamento teve outras particularidades, considerando que foi no interior e os noivos bem religiosos e tradicionais. Quando chegamos as mulheres estavam sentadas de um lado....

e os homens de outro....



Logicamente que eu não entrei nessa. Eu e o Ma sentamos em uma mesa grande com expatriados, que tinha outras mulheres também, mas na "ala" dos homens. Por motivos religiosos no casamento não foi servida bebida alcoólica. As pessoas do grupo que fomos viajar levaram vodka e eu tinha a minha garrafa de vinho. Believe me, não tem como escutar por cinco horas a música altíssima (que pra gente parece sempre a mesma) e todos os discursos em azeri sem beber.



Agora vcs. não tem noção da "simpatia" do garçom que estava servindo a nossa mesa. Eu pedi água pra ele algumas vezes e ele não trouxe. Pensei, tudo bem, ele não deve entender russo, ou não quer entender. Pedi para uma expatriada que fala azeri pedir a água pra ele. Ele respondeu gentilmente que se quiséssemos alguma coisa, que a gente atravesse a rua e vá comprar no mercado da esquina !!! Quando o marido dessa expatriada pediu, a agua chegou em menos de um minuto a mesa. Ele ignorava qualquer coisa que falássemos. Também que absurdo ! Duas mulheres no meio daquele monte de homens, bebendo e fumando ! Fim de linha, ? Isso se contar o quanto o povo olhava, parecia que estávamos "causando" demais. Essa não.


Voltando ao casamento, teve os mesmos balões após cortar o bolo:




Mas ao invés da mulher entrar com a roupa típica para levar o arroz flambado ao noivos, dessa vez teve uma apresentação de dançarinos que no final levaram o arroz para o casal.



Bom, é isso entre outras coisinhas mais.....

Depois conto sobre Sheki, a cidade é linda !!!! Fiquei encantada :)

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário